O ideal é que se faça um lanche leve antes da prática de exercícios

Engana-se quem acha que pode obter bom resultado ao se exercitar sem se preocupar com a alimentação – ou até mesmo ficar em jejum antes de um treino. Uma boa dieta faz toda a diferença. Seja para melhorar o preparo físico, pois se a pessoa comer direito pode perder gordura extra, ou seja na recuperação do corpo depois de muita malhação.

Assim, a idéia muito difundida de que treinar em jejum ajuda a perder peso é puro mito. Essa prática embora possa até fazer perder peso, gera prejuízos enormes para a saúde.


A pessoa perde peso até, mas os quilos perdidos não são da gordura, e sim do músculo. Sem a alimentação adequada, o organismo não tem energia para praticar a atividade, e, como os músculos e os órgãos vão precisar de uma fonte de energia, o corpo retira isso do músculo, ressaltando que o ideal é que se faça um lanche leve para a pessoa não se sentir pesada.


Antes de treinar: priorizar alimentos com baixo índice glicêmico

Antes do treino, o ideal é escolher alimentos com baixo índice glicêmico, como pães integrais, cereais, batata doce ou frutas. Estes alimentos têm digestão mais lenta, portanto o açúcar será liberado no organismo aos poucos, mantendo a energia constante.
A batata-doce é considerada um ótimo carboidrato para quem pratica exercícios, e deve ser consumida antes do treino.
Alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco, bolachas, açúcar refinado, bolos e tortas, podem levar a sintomas de hipoglicemia, que é a queda brusca de açúcar. Eles são rapidamente digeridos e o açúcar vai entrar rapidamente no sangue.
A média ideal de carboidrato que a refeição deve conter é de 25 a 30 gramas, mas isso depende muito do tipo de exercício que a pessoa vai fazer.


Os sinais da hipoglicemia são tontura, fadiga, tremores e dores de cabeça durante o exercício. O ideal, é consumir alimentos de baixo ou médio índice glicêmico de 1 hora a 40 minutos antes do treino.


Evitar a associação de muitos alimentos ricos em fibras, pois elas podem fermentar e causar desconforto abdominal durante o exercício.

Fonte: Saúde | Alimentação e Bem Estar | IG

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